Nos Estados Unidos, os fabricantes de aparelhos comercializados para uso caseiro, com a finalidade de substituir exercícios de musculação, estão, inclusive, sendo alvo de ações da Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission – FTC), sob a acusação de propaganda enganosa. Essa investigação chamou a atenção, no Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que acaba de baixar uma resolução proibindo sua venda.
30 julho 2008
Nos Estados Unidos, os fabricantes de aparelhos comercializados para uso caseiro, com a finalidade de substituir exercícios de musculação, estão, inclusive, sendo alvo de ações da Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission – FTC), sob a acusação de propaganda enganosa. Essa investigação chamou a atenção, no Brasil, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que acaba de baixar uma resolução proibindo sua venda.
A ciência ainda não descobriu exatamente por que os hormônios sexuais atrapalham as reações químicas que fazem a insulina digerir o açúcar no interior das células, mas pelo menos conseguiu fabricar anticoncepcionais que não interferem nesse processo. "Em baixas dosagens, esse efeito prejudicial dos hormônios sexuais é facilmente controlável, quando não imperceptível", diz Karla.
A comparação auditiva observa o que os especialistas chamam de parâmetros da fala: de características culturais, como sotaque e vocabulário, às pessoais, como respiração e entonação, incluindo traços como rouquidão e língua presa. Já a comparação visual utiliza o chamado espectrograma, espécie de raio X das ondas sonoras, antes produzido pelo espectrógrafo de som (desenvolvido na década de 40) e hoje substituído pelo computador. Essa segunda etapa serve mais para tirar dúvidas e confirmar as primeiras impressões. "Ao contrário do que se pensa, a identificação não é um processo mecanizado, mas uma análise lingüística em que o mais importante é a competência e a experiência auditiva do perito", diz Ricardo.
Em ambas as telas, o computador mostra o espectrograma de alguém pronunciando uma palavra de cinco sílabas ("laboratório"), mas as vozes são de pessoas diferentes.
As diferenças, imperceptíveis para o ouvido, aparecem nas cores (o violeta representa entonação mais intensa) e na altura dos sinais (a voz da direita é mais aguda).
24 julho 2008
Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. "Como se não bastasse, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais e também sintetizam parte das vitaminas do complexo B de que necessitamos", afirma Pedro. Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda.
22 julho 2008
É verdade que os tenistas têm um braço maior que o outro?
Apesar de ocorrer em praticantes de qualquer idade, a variação é mais visível em tenistas que jogam desde a adolescência, fase de crescimento em que o corpo desenvolve mais as partes que fazem esforço. Basta o atleta parar de treinar para perder gradativamente essa desproporção.
1. O aumento total do antebraço que segura a raquete pode chegar a 30% – dos quais 25% na massa muscular e 5% na densidade dos ossos rádio e ulna
2. Todos os músculos do antebraço sofrem a chamada hipertrofia, mas três grupos respondem pela maior massa: extensores, flexores e pronadores
3. Os músculos extensores (como o bráquio radial, o extensor curto do polegar e o extensor do carpo) e os músculos flexores (como o flexor do carpo e os dos dedos) são responsáveis por abaixar e levantar o punho
4. Os músculos pronadores (como o pronador, próximo do cotovelo, e o pronador quadrado, ou carpo, próximo do punho) são responsáveis por girar o antebraço, virando a palma da mão para cima e para baixo
19 julho 2008
Nas últimas décadas, o amianto foi amplamente utilizado devido às suas inúmers qualidades, como resistência ao fogo e à corrosão, pouco peso e baixo custo de produção. Hoje, porém, já foi banido dos Estados Unidos e de quase toda a União Européia. No Brasil, sua utilização ainda é permitida, mas tramita no Congresso Nacional um projeto para que ela diminua progressivamente e seja totalmente abolida.
Tudo isso faz com que as galinhas caipiras ponham cerca de 80 ovos por ano e seus frangos atinjam o ponto de corte aos 60 dias de vida, enquanto as de granja põem em torno de 300 ovos por ano e seus frangos estão prontos para serem abatidos com apenas 45 dias.
16 julho 2008
Em carros novos, pode-se encher o tanque com gasolina aditivada desde o primeiro abastecimento – mas em veículos que tenham rodado mais de 30 000 quilômetros com o combustível comum, a mudança deve ser feita gradativamente. "Isso porque o aditivo detergente é muito forte e remove os resíduos antes que o dispersante quebre suas partículas maiores, entupindo o sistema", afirma Gilberto Pose, também engenheiro, chefe de combustíveis da Shell Brasil.
ADITIVO- DETERGENTE
EFEITOS - É o componente principal da gasolina aditivada. Remove a sujeira acumulada nas partes do carro onde passa a gasolina, além de inibir o acúmulo de novos resíduos
ADITIVO- DISPERSANTE
EFEITOS - Quebra as partículas de sujeira, evitando que flocos maiores entupam o sistema de filtragem de gasolina
ADITIVO- ANTIOXIDANTE
EFEITOS - Retarda o envelhecimento da gasolina, devido à oxidação provocada pela presença de oxigênio e calor
ADITIVO- ANTICORROSIVO
EFEITOS - Usado só no Brasil, devido à adição de álcool à gasolina brasileira. O álcool melhora a qualidade do combustível, mas também é um agente corrosivo – daí o acréscimo do anticorrosivo
1. A camada de vidro externa é a primeira proteção. O impacto de uma bala é semelhante à ação de uma furadeira: o projétil chega em alta rotação e alta velocidade. Mas, como o vidro é um material abrasivo, consegue corroer e deformar a bala.
2. Em seguida, há a camada de resina ou plástico, que atua como amortecedora, reduzindo a velocidade e a força da bala, até paralisá-la.
3. A última camada de vidro nunca é atingida pela bala, mas pode se estilhaçar devido à propagação da energia provocada pelo seu impacto. Por isso, o vidro blindado termina em uma fina película plástica, para prender os estilhaços e impedir que atinjam alguém.
O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. "Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome", afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).
Apesar da falta de intimidade entre os bichanos e a água, o famoso banho de gato – que ele mesmo se aplica, lambendo-se cuidadosamente – pode ser complementado com banhos convencionais quando necessário, contanto que o animal seja acostumado ao contato com a água desde filhote.
14 julho 2008
Mas o número exagerado de células de defesa aumenta também a quantidade de outras substâncias naturalmente liberadas durante o processo infeccioso, que acabam causando lesões nas paredes dos vasos sangüíneos", diz o infectologista Luiz Jacintho da Silva, superintendente de Controle de Endemias da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Como o vírus destrói as plaquetas – células sangüíneas responsáveis pela cicatrização –, esse sangramento interno (a hemorragia propriamente dita) não é estancado. Isso faz cair a pressão arterial, levando à insuficiência circulatória, que pode ser fatal.
11 julho 2008
De tão deformada, ela fica parecendo uma couve-flor! Isso ocorre devido aos atritos e esmagamentos sofridos continuamente durante treinos e lutas, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário, quando esse agarra o lutador pelo quimono. "Esses traumas criam hematomas entre a cartilagem, que é o principal componente da orelha, e a capa de pele que a protege, separando uma da outra e resultando em sua desfiguração", afirma Gilberto Formigone, otorrinolaringologista-chefe do Hospital das Clínicas de São Paulo. Existem protetores acolchoados especiais para evitá-la, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação. Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana.
Se isso não for feito imediatamente, só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original. Mas o problema não é apenas estético."Além de dolorosa, essa condição diminui a capacidade do lutador e deixa a região vulnerável a infecções", diz João Gilberto Carazzato, chefe do Departamento de Medicina Esportiva do mesmo Hospital das Clínicas.
07 julho 2008
É, sim. E, além disso, o consumo de álcool é desaconselhado também para quem estiver tomando analgésicos ou antiinflamatórios. O motivo não está na interação química entre os remédios e a bebida – e, sim, numa questão mais prosaica. "O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético HDA. Com isso, o indivíduo urina mais, eliminando com maior rapidez qualquer medicamento que estiver circulando pela corrente sangüínea", afirma o médico farmacologista Sérgio Ferreira, pesquisador da USP. No caso do antibiótico, cuja concentração no sangue deve ser mantida estável para combater a infecção, isso reduz o efeito do remédio. Se a infecção for urinária, há ainda outro agravante: as bebidas alcoólicas irritam os canais que conduzem a urina e pioram a doença.
Para aqueles que diante de uma cervejinha esquecem qualquer doença, resta um último aviso: alguns antibióticos – como a tetraciclina – e outros medicamentos antiinfecciosos impedem que o álcool seja metabolizado. O resultado é uma série de sintomas muito conhecidos pelos bons de copo: uma baita ressaca.
Hepatite A
Contágio - Por via oral, principalmente água contaminada
Sintomas - Náuseas, vômito, diarréia, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos (chamada de esclera) e escurecimento da urina
Tratamento - Em 99% dos casos, ela é curada naturalmente pelo organismo em duas ou três semanas. Já existe vacina contra ela
Hepatite B
Contágio - Pelo sangue (seringas não esterilizadas) e principalmente por contato sexual
Sintomas - Os mesmos da hepatite A: náuseas, vômito, diarréia, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos e escurecimento da urina
Tratamento - Em 50% dos casos, ela desaparece naturalmente. Nos outros 50%, se torna crônica, mas já existem remédios eficazes
Hepatite C
Contágio - Pelo sangue e por contato sexual
Sintomas - Os mesmos da hepatite A: náuseas, vômito, diarréia, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos e escurecimento da urina
Tratamento - Não existe vacina e, em 80% dos casos, ela se torna crônica. Os medicamentos atuais somente são eficazes em metade dessas incidências