A micose da pele, chamada popularmente de tinha, é uma infecção da pele causada por fungos, organismos microscópicos que são semelhantes ao mofo e ao bolor.
Embora a micose possa afetar quase qualquer parte do corpo, da cabeça aos pés, os lugares que não tomam sol e úmidos favorecem seu crescimento, como a pele na área da virilha, os espaços entre os dedos dos pés e as dobras de pele profundas nas pessoas obesas. As pessoas podem pegar micose de vários modos diferentes, incluindo:
- Contato pele-a-pele direto com uma pessoa contaminada
- Brincar com, ou acariciar, um bicho de estimação contaminado
- Usar o que uma pessoa contaminada vestiu ou calçou, ou ainda, usar artigos pessoais como pentes, escovas ou toalhas
- Compartilhar os brinquedos de uma criança contaminada, especialmente bichinhos de pelúcia
- Tocar uma superfície contaminada - Algumas superfícies de alto risco incluem o piso dos banheiros, chuveiros e vestiários; recinto de saunas; equipamentos de ginástica; bordas de piscinas, especialmente em escolas ou piscinas públicas. Em geral, qualquer superfície que é usada por muitas pessoas diferentes pode ter fungos, especialmente se a superfície está também molhada ou úmida. Mesmo tapetes e sofás contaminados podem espalhar a infecção.
Dependendo do local específico, a micose pode ser conhecida por um nome mais comum, como o pé de atleta. Os vários tipos de micose incluem:
- Micose do couro cabeludo - Esta infecção, também conhecida como tinea capitis, caracteriza-se por áreas de perda de cabelo no couro cabeludo. É especialmente comum entre crianças entre 3 e 9 anos de idade, particularmente crianças que vivem em condições de superlotação em áreas urbanas. A disseminação da micose no couro cabeludo através de pentes, escovas, chapéus e travesseiros contaminados, pode acontecer como epidemias em escolas, asilos e creches.
- Micose da Barba (Tinea barbae) - Esta infecção fúngica afeta áreas da barba (da face e do pescoço) em homens adultos, principalmente da raça negra.
- Micose do corpo - Também conhecida como tinea corporis, envolve a pele sem cabelos da face, tronco, braços ou pernas. De todos os tipos de micose, a tinea corporis é o que freqüentemente produz as clássicas manchas em forma de anel com bordas que parecem lombrigas. A tinha do corpo aparece em pessoas de todas as idades e raças, e as mulheres são tão freqüentemente afetadas quanto os homens.
- Tinha da virilha - Esta infecção, também conhecida como tinea cruris, tipicamente causa manchas pruriginosas (que causam coceira), descamativas e vermelhas da pele na área da virilha. Afeta freqüentemente adolescentes e homens adultos, especialmente aqueles que estão obesos, ou que usam roupa íntima apertada. É o tipo mais comum de tinea.
- O pé de atleta (Micose dos pés) — O pé de Atleta, também conhecido como tinea pedis ou simplesmente frieira, é a segunda forma mais comum de tinha. Em alguns indivíduos, o fungo ataca não só a pele dos pés mas também as unhas dos dedos do pé. O pé de atleta é freqüentemente adquirido enquanto se caminha descalço em pisos contaminados, especialmente em ginásios e vestiários.
Os médicos calculam que pelo menos 20 por cento das pessoas desenvolverão uma micose em algum momento de suas vidas. Pessoas com um risco de infecção de pele por fungo mais alto que a média incluem aquelas pessoas que vivem em climas quentes e úmidos; os atletas, especialmente os nadadores; as crianças que freqüentam creches; as pessoas que trabalham com animais; as pessoas obesas com dobras de pele profundas e úmidas; e qualquer pessoa cujas defesas imunes estejam debilitadas por doença (HIV, transplante de órgão, alguns cânceres) ou através de medicamentos.
Quadro Clínico
Os sintomas das micoses variam, dependendo do local da infecção:
- Micose do couro cabeludo – Os sintomas podem incluir uma descamação difusa e pruriginosa (que coça) do couro cabeludo que se assemelha à caspa; áreas de perda de cabelo que coçam e descamam, de forma arredondada; micose em pontos-pretos na qual tocos de cabelos quebrados formam um padrão pontilhado no couro cabeludo; ou ainda o Kérion, uma mancha nodular grosseira de pele inflamada que pode drenar pus.
- Tinha da barba – Os sintomas incluem freqüentemente o Kérion ou uma área de pele áspera. As áreas com barba na face e pescoço são afetadas.
- Micose do corpo - Esta infecção produz manchas vermelhas que coçam e descamam, de forma arredondada, com uma borda elevada. As manchas isoladas normalmente são menores que 5 centímetros de diâmetro, e podem acontecer isoladamente ou em grupos de três ou quatro.
- Tinha cruris - As manchas vermelhas causam coceira, descamam ou podem queimar. Estas manchas normalmente acontecem na área da virilha e na parte superior da coxa, mas não no pênis ou no escroto.
- O pé de atleta - O pé de atleta produz áreas de vermelhidão, que descamam ou racham a pele dos pés, especialmente entre os dedos. A pele afetada pode coçar ou pode queimar, e os pés podem ter um odor forte.
Para ajudar a prevenir a tinha, tente as seguintes sugestões:
- Evite compartilhar qualquer roupa, sapato, toalha ou artigo de cuidado pessoal (escovas de cabelo, pentes, escova de maquiagem) de outra pessoa.
- Se seu filho for para festas e acampamentos em que vá dormir no local, forneça a ele o saco de dormir, o travesseiro e uma manta de casa.
- Tome banho regularmente e depois seque sua pele por completo. Especialmente tenha o cuidado de secar a área entre os dedos dos pés e debaixo de seus seios.
- Use meias limpas e roupas íntimas diariamente. Quando possível, escolha meias e roupas íntimas de algodão hidrófilo no lugar de tecidos sintéticos. No ginásio, mantenha um par extra de meias em sua sacola para substituir as meias suadas depois de um treino.
- Use sandálias de dedo, sapatos de chuva ou outro calçado para se proteger quando você caminhar por vestiários, banheiros ou bordas das piscinas.
- Se você tem um bicho de estimação ou cria animais que desenvolvem áreas de perda de pelo ou manchas descamativas, leve o animal a um veterinário para uma consulta.
Embora o tratamento possa levar várias semanas, o medicamento antifúngico quase sempre cura as infecções pelos fungos. Os cabelos e os pelos eventualmente irão crescer, e as cicatrizes são raras.
pelo amor de deus meu marido pegou uma micose no pescoço e depois passou para o corpo todo. Ele ta tomando remedio, passando pomada e tambem ta passando aquele chá de folha de mandioca e nao passa, ja fazem mais de 3 semanas o que fazemos estamos desesperados.
ResponderExcluirQuando os remédios que são indicados para micose, tipo aqueles que a gente vê na televisão não estão resolvendo, é necessário procurar um médico, para que seja prescrito um remédio apropriado para cada caso.
ResponderExcluiro meu marida esta com micose eu acho no pescoço; na verilha,no braço, não sei mais o que fazer
ResponderExcluirponha iodopovidona e deixe secar naturalmente apele fica seca e cai e a micose sai pode tambem fazer tintura de cravinho ponha uma saco de cravilho em po ou em grão e depois ponha no frasco em seguida ponha alcool ate cobrir o cravinho ou aguradente ou cacha-sa vai logo ver resoltado
ResponderExcluirprocure um dermatologista e peça para fazer testes o meu marido tinha micose nas partes intimas e eu fiquei tambem. a pele fica vermelha cheia de brobulhas e da ca uma comichão. va a um especialista da pele e o melhor que pode fazer
ResponderExcluirEu to com micose na virilha e era apenas uma bolinha e hoje ja se espalhou e esta enorme e não encontro tratamento
ResponderExcluirOla....
ResponderExcluirEu comprei um gato siames e depois de uma semana em casa percebi que estava com feridinhas redondas e perdendo os pelos, levei em uma veterinaria que disse que era stress no gato, passou mais uma semana e na minha filha de 1 ano reparei que estava com a mesma ferida na cabeca!! Uma roda igual essa da foto no seu post, e o cabelo dela caiu todo nessa roda, tem varias rodinhas espalhadas pela cabeca, fui na farmacia e me recomendaram uma pomada chamada derms, comprei a pomada, depois levei minha filha no medico que receitou uma pomada para micose, as feridas pararam de aumentar mas continuam la ja fazem 3 meses e o cabelinho dela nao cresceu, tambem peguei o fungo em 3 lugares do braco, mas passei a pomada e sumiram, so que nela nao some!! Agora faz uns 3 dias minha outra filha de 3 anos esta com uma ferida igual no topo da cabeca ja esta do tamanho de uma moeda, estou passando a pomada que o medico mandou, mas porque o cabelo nao cresce?? Ela vai ficar com essa falha no cabelo pra sempre?? Mesmo passando a pomada parece que a rodinha nao some nelas!! Se puder ajudar agradeco!
Devido a existir uma variedade de tipos de micoses, assim como acontece com os antibióticos, esses fungos com o passar do tempor também vão se tornando resistentes à formulação das pomadas. Outra coisa importante, é seguir corretamente o uso, que normalmente inclui a limpeza do local, deve ser bem higienizado e depois passar a pomada, no minimo umas três vezes ao dia e por último procurar um bom demartologista para que ele possa avaliar e indicar o remédio atual mais adequado para o caso.
ResponderExcluir