10 maio 2009

40 anos do primeiro passo na lua

Em 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstronfasfg e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar na Lua. Depois deles, mais 10 astronautas, todos dos EUA, exploraram a superfície lunar. Aparelhos de televisão em todo o mundo transmitiram a mesma imagem indistinta: Neil Armstrong descendo a escada do Módulo de Pouso Lunar Eagle e tocando a superfície da Lua com sua bota. A frase dele, "um pequeno passo para um homem, um salto imenso para a humanidade", tornou-se uma das mais conhecidas na história. O famoso pouso foi um final triunfante para a corrida espacial.

Meu avô já dizia... Há controvérsias!

Alguns céticos ainda acreditam que o pouso lunar da Apollo 11 foi simplesmente um truque encenado em um estúdio de cinema pela Nasa. Em 2001, a rede de TV Fox exibiu um programa que deu novo alento às teorias sobre o truque.

Alguns dos convidados do programa sugeriram que a Nasa não dispunha da tecnologia necessária a uma aterrissagem lunar, no fim dos anos 60. Eles apontaram que as imagens dos astronautas enviadas da Lua não exibiam estrelas no céu. Um especialista da Nasa refutou a alegação, explicando que as estrelas não teriam sido registradas em filme porque a imagem de primeiro plano (os trajes espaciais dos astronautas) era brilhante demais.

As pessoas que continuam a não acreditar nas provas esmagadoras do pouso humano na Lua podem visitar o Museu Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, onde amostras de pedras recolhidas na superfície da Lua estão em exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário