O que são os spams e como se livrar deles?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-Sedhc6dRMZIEURzIpgwsBe-WV3OhD9EUkjV5t4ovidbQ5hjqxOL3N0nF86jG1nDkuujoTDmYvUxi3vdwvsSXpMHCiCaqKDBprd-mA1i0U4NcXT_l-1oE2eRVIChBraWSuBkX-g/s400/spam.jpg)
Quem sofreu algum dano causado por um spam – e quer ser ressarcido – pode entrar na Justiça. Basta comprovar que sofreu algum prejuízo, por exemplo, por não ter conseguido ler uma mensagem urgente a tempo ou que sofreu algum dano moral. "No Brasil ainda não existe a cultura da denúncia, mas o usuário deve acionar a Justiça", diz o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito em internet.
1. Nunca responda a spams que pedem para você responder para cancelar o recebimento de mensagens. Eles fazem isso apenas para confirmar seu endereço e continuar metralhando sua caixa postal.
2. Procure ter uma conta de e-mail apenas para cadastro em serviços online. Existem sites que passam seus cadastros adiante – aí você dança.
3. Se possível, tente cadastrar seu nome e seu sobrenome como usuário da conta de e-mail, de preferência com um ponto no meio (nome.sobrenome).
4. Use os filtros do seu programa de e-mail. Outlook Express, Outlook e Eudora oferecem uns bastante eficientes. Mas não se impressione se continuar a receber novos spams – é que eles vivem alterando seus nomes, justamente para driblar esses filtros.
5. Há programas antispam disponíveis na internet que apagam as mensagens antes de elas atingirem a sua caixa postal. Costumam funcionar, mas é preciso que você atualize os parâmetros sempre que receber spams novos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário