20 maio 2008

É possível uma mulher dar à luz gêmeos de pais diferentes?


A possibilidade existe, mas é raríssima. "A mulher geralmente apresenta uma única ovulação a cada ciclo menstrual, mas acontece, muito de vez em quando, de desenvolver dois ou mais óvulos", afirma Jorge Demétrio Banduki Neto, ginecologista-obstetra supervisor da Clínica de Obstetrícia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Nesse caso, se ela tiver relações sexuais com dois homens durante seu período fértil, poderá ser fecundada por ambos e ter gêmeos fraternos, ou não-idênticos (gerados por dois óvulos distintos, em vez de um único óvulo fertilizado por dois espermatozóides). De cada fecundação surgirá um embrião com diferentes características, mas ambos nascerão no mesmo dia.

1. Cerca de 14 dias após a menstruação, o folículo (bolsa onde se desenvolve a ovulação) se rompe e libera o óvulo pronto para ser fecundado.

2. Em raríssimos casos, ocorre uma segunda ovulação. Durante esse período fértil, que dura quatro ou cinco dias, a mulher pode, portanto, engravidar de dois homens diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário