18 novembro 2007

Um motor dentro de cada célula


Pesquisadores decifraram o mecanismo de um extraordinário motor existente dentro de todas as células conhecidas.
Foi preciso mais de uma década de trabalho, mas afinal pesquisadores americanos e chineses decifraram o mecanismo de um extraordinário motor existente dentro de todas as células conhecidas, inclusive as humanas. Por meio dele, uma proteína chamada ATP sintase gira como uma hélice. Já se sabia que esses rodopios ajudam a fabricar moléculas de ATP, que são as principais armazenadoras de energia do organismo. Mas não estava claro como a proteína rodava (veja o infográfico). A explicação foi dada agora pela equipe do biólogo chinês Masamitsu Futai, da Universidade de Osaka, e pelo time do médico inglês John Walker, do Conselho de Pesquisa Médica, em Cambridge, Inglaterra. A demonstração é muito convincente, disse o bioquímico americano Robert Fillingame, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

1. Junto à membrana de qualquer célula se acumulam dois tipos de partículas. De fora ficam os prótons (azul), com carga elétrica positiva, e dentro, os elétrons (vermelho), com carga negativa.
2. Os elétrons atraem os prótons, mas eles só podem entrar na célula correndo dentro de pequenos canais existentes na estrutura da proteína ATP sintase.
3. Na prática, a correria dos prótons funciona como um riacho que passa por uma roda de água e a faz girar. Só que, aqui, em vez de madeira, as pás são moléculas químicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário